top of page

Temos aqui algumas curiosidades relacionadas a Catedral Nossa Senhora das Vitórias, as quais foram enconstradas nos livros de Tombo.

 

  • Em 1904 assume o vigário Manuel Pereira, fato que consta na Ata da Sessão Preparatória para a edificação da nova matriz Nossa Senhora das Vitórias.

  • Aprovada em assembléia geral, 17 de agosto de 1932, edificação da nova matriz de Nossa Senhora das Vitórias.

  • "Ata da Sessão Ordinária da comissão encarregada da construção da nova matriz dessa cidade Conquista, 26 de fevereiro de 1936. Presente o Sr. Padre Nestor Passos, vigário da Freguesia (presidente da reunião). Apresentado em um relatório pelo Sr. Arnaldo Oliveira com as condições da construção e seu respectivo orçamento." (Livro de Tombo)

  • Em 8 de novembro de 1936 foi realizada uma assembléia presidida por Nestor Passos, com participação do Sr. João Miguel de Lourenço (construtor da matriz). Foi decidido o termino da cobertura da igreja e a construção das portas e janelas, pois feitos esses serviços os ofícios religiosos passariam a serem realizados na matriz. Em continuidade a reunião, passando a palavra ao Sr. Pedro Augusto de Santana, diz estar as telhas já encomendadas, esperando que em breve as mesmas estivessem prontas para serem colocadas nos respectivos lugares. A torre da igreja foi oferta do Cel. Manuel Caetano dos Santos e seus filhos. O Cel. Cazuza Fernandes ofertou os ladrilhos para a pavimentação. Segue a foto das assinaturas dos participantes desta assembléia.

Registros dos primeiros atos celebrativos na capela

      Aníbal Lopes Viana afirma que, em 1809, no dia 15 de agosto, foi celebrada a primeira missa na matriz de Nossa Senhora das Vitórias, ainda sem ter a sua construção concluída evidentemente. Naquela ocasião a missa fora presidida por um presbítero da Vila de Rio Pardo, estado de Minas Gerais, pois esta era a sede da freguesia. O historiador Mozart Tanajura também menciona o ano de 1809 como provável data para a celebração da primeira missa na antiga capela dedicada à Mãe do Salvador:

      "A primeira missa em louvor à Padroeira foi celebrada no dia 15 de agosto de 1809, por um padre vindo da atual cidade do Rio Pardo, Minas Gerais. Na mesma data, foi entronada no altar principal a imagem de Nossa Senhora da Vitória e levantado um cruzeiro de madeira em frente à capela, no qual foram expostas a data e as insígnias de Jesus Cristo." (TANAJURA, 1992, p. 155).

 

 

bottom of page